quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O tempo passa, o tempo voa ....


Esses dias estava admirando como a Isabelle se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, com o passar dos dias. Peguei ela "mexendo" no meu Tablet, mais especificamente na aplicação que exibe filmes do Youtube. Ela pede para mãe digitar "Galinha Pintadinha" e uma lista de vídeos aparecem do lado direito. Depois disso ela fica por conta, escolhendo os que quer assistir e mudando de um vídeo para o outro. Impressionante! Com apenas três aninhos já consegue se virar com uma "geringonça" que meu pai e minha mãe nem se atrevem a segurar nas mãos. Como essas crianças evoluem! Como deixam para trás velhos conceitos ou barreiras e seguem em frente, para as coisas novas do mundo.
Quando comparamos crianças ao longo das gerações percebemos que cada vez mais elas já vem preparadas para o que terão pela frente. Aos pais cabe apenas o direcionamento correto. Boa instrução e a noção do que é certo ou errado. O resto, eles se viram muito bem.
Ainda esses dias ela me "questionava" dizendo: "...mas pai, isso não é justo..eu tinha ligado a TV primeiro.." Como pode uma coisa dessas?! Até onde eu me lembro, eu fui dizer algo parecido com isso para o meu pai quando eu tinha uns 13 anos! Mas ao mesmo tempo em que me espanto, também me orgulho. Sinto um grande orgulho por ver que minha filha pode, e vai, ir muito além do que eu fui. Ela já se prepara, ainda sem saber, para os grandes desafios dessa vida. E para nós - pai e mãe - cada vitória, cada passo dado de um filho ou uma filha é também uma vitória nossa. Que grande prazer é ver um feito - grande ou pequeno - daquele(a) que você segurou nos braços ainda bebê e que agora já faz os primeiros ensaios para viver as coisas da vida! Isso nos traz novas motivações, força para querer prover a esses pequeninos, as vezes nem tão pequeninos diga-se de passagem, todas as possibilidades para que possam se preparar da melhor forma para as lutas do dia-a-dia. O papel de pai e mãe está muito além de ser mero provedor de casa e comida, também é responsável pelo caráter, e boa índole desse ser que se desenvolve. Mas sempre é bom não nos esquecermos que não somos donos de seus destinos. Somos apenas conselheiros fiéis. Não devemos fazer com que os filhos vivam a vida que nós gostaríamos de termos vivido. A eles cabe essa decisão. A nós, pais e mães, cabe a responsabilidade de ajudá-los a decidir bem, com franqueza e sinceridade de coração. Que eles mesmos decidam! Quem eles mesmos chorem e sorriam as suas derrotas e a suas vitórias. Que tenham a certeza de sempre poderem contar conosco!
A nós cabe um grande desafio também: Sermos abertos as coisas novas, sempre com muita coerência e respeito pelos valores que acreditamos. Percebo que o que é novidade hoje para mim - um Tablet - para a Isabelle não passa de mais um "bicho eletrônico" que quando ela crescer vai pertencer ao fundo do baú. Talvez ela olhe essa foto ai em cima e comente com uma amiga :...credo, olha o tamanho do Tablet que o meu pai tinha..." e deem risada disso. Muita coisa ainda vai mudar e queremos - tanto eu quanto a Lídia - estarmos preparados para ajuda-la nas escolhas. Eu disse bem: AJUDÁ-LA, e não decidir por ela.

Que ela continue assim, crescendo e se desenvolvendo. Enchendo de orgulho a Lídia e eu.

Andre Torrieri




Nenhum comentário:

Postar um comentário