quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Conhecimento que transforma

Você já parou para pensar o quanto de informação temos disponível hoje? E a facilidade de acesso a ela? Tão grande quanto! E informação leva, não raro, a Conhecimento. Hoje uma criança de 12 anos tem uma gama maior de conhecimento do que muito marmanjo na casa dos "enta" por aí. Mas o interessante é: Que conhecimento é esse? O que ele tem provocado nas novas gerações?

Sabemos que existem vários "tipos" de conhecimento, a saber:
O conhecimento científico, que é aquele comprovado por estudos específicos e dotado de grande estima pela maioria das pessoas;
O conhecimento empírico, que é aquele adquirido através da observação ou mesmo experiência de um fato sem necessariamente comprovarmos todos os elementos que compõe o fato;
O conhecimento popular, muitas vezes confundido com o conhecimento empírico, mas difere do mesmo no que diz respeito a forma como o mesmo acontece.
E muitos outros tipos.

Mas a grande pergunta é: O conhecimento de hoje tem conseguido transformar as pessoas?

Hoje sabemos "um pouco de tudo", porém sabemos com profundidade de pouquissímas coisas.
É um paradoxo: Saber de muito, porém pouco!

Faça um teste: Pense no conhecimento que você adquiriu nos últimos 3 ou 5 anos. Foi muito ou foi pouco? A tendência é todo mundo responder que foi MUITO! Claro, o ser humano tem dificuldade em admitir que passou 3 ou 5 anos da vida sem evoluir consideravelmente seu conhecimento, ainda mais num mundo com tanta informação como dizíamo logo atrás. Mas se foi muito, me diga, como isso transformou a sua vida? Quais as mudanças que foram provocadas (boas ou ruins) e como isso mudou também a direção do seu agir e pensar?

Continua considerando que foi muito? Ótimo! Porque o conhecimento só tem valor se ele transforma. Se ele não transforma, ele é inútil. Ele serve apenas para você "se gabar" e mostrar que " você sabe" para alguns poucos pobres coitados. Um conhecimento que não transforma é mais nocivo do que o "não saber", pois ele te impede de buscar coisas novas, novos ares ou novas experiências, afinal, você já sabe de tudo mesmo, por que se arriscar com aquilo que você acha que não vale a pena?

O conhecimento transformador te leva a algo novo. Faz de você um ser humano diferente.

Mas como chegar ao conhecimento transformador? Eu tenho uma pista que vou compartilhar:
Se deseja conhecer algo, conheça a fundo! Quanto mais profundo você conhecer "esse algo", mais vai gostar dele, ou mais vai odiá-lo. Não importa! É fato que se você ficar se informando "mais ou menos" sobre tudo você nunca vai chegar a conclusão nenhuma. Ou pior, vai cair na armadilha de achar que a conclusão do outro é a certa, como a daquele cara que eu citei ali atrás que gosta de "mostrar que sabe".

Duas coisas que nunca devíamos deixar de fazer: Conversar com os mais velhos e ler o que está "além da Internet". Perceba que a tal "geração Y" NÃO faz exatamente isso! Tente conversar com alguém da tal dita "geração Y" por mais de 30 minutos sobre um tema que não esteja correndo pelo Facebook, Twitter, e outros afins. É uma catástrofe! São poucos os que se salvam.

Um ponto importante a dizer, antes que alguém me diga é: O objetivo do POST não é afirmar que devemos saber muito de tudo. Isso é utópico! Quero com esse POST ressaltar a importância de conhecermos muito bem pelo menos aquilo que gostamos, ou que não gostamos, até para poder darmos ciência do nosso bem-querer ou mal-querer de algo.

Você só saberá se um conhecimento adquirido foi válido ou não quando ele mudar alguma coisa em você. Mas lembre-se, para isso, você vai precisar conhecer mais a fundo.

Seja você mesmo(a)! Transforme-SE. Conheça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário