quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ho ho ho .... é Natal!!!

Poizé...o Natal está quase aí! Quem ainda não comprou presentes? Eu sou um deles....
Ontem estava no Shopping dando uma olhada e não pude deixar de notar a movimentação na praça central por causa do "bom velhinho", vulgo Papai Noel. Uma fila de "dobrar o quarteirão" como se diz no interior. A praça central muito bem enfeitada, como sempre, de muito bom gosto, com árvores de natal piscando pra lá e pra cá, trenzinho para as crianças andarem, bonecos do Papai Noel que dançam sozinhos, tudo uma gracinha, como a minha esposa Lidia costuma dizer.
Mas sabe que enquanto olhava tudo aquilo pensei comigo mesmo: Rapaz, mas cadê o aniversariante da festa? Não estava lá!!! Teria ele cometido essa desfeita com toda aquela gente??! Humm...Acho pouco provável, afinal de contas, Ele é uma alguém muito especial e ADORA estar no meio de nós! Então penso que quem promoveu a festa esqueceu de avisar para Ele que estava acontecendo, porque realmente Ele não estava lá! Em lugar nenhum!
Mas sabe o que é mais estranho? : Todos se divertiam mesmo assim. Na verdade, me pareceu que ninguém tinha dado conta de que Ele, o aniversariante, não estava lá! As atenções estavam todas voltadas para o mestre de cerimônia, o "bom velhinho", que, diga-se de passagem, faz o papel dele muito bem, pois ele distrai todo mundo de maneira fenomenal. Desde as crianças - que estão lá apenas por causa dele - até as mães e pais que "dizem" estar lá apenas por causa da vontade dos filhos, mas que lá no fundo, alguns também estão lá por causa do "bom velhinho".
Ok, Ok, estou sendo irônico e isso não é legal. Mas que realmente é de assustar que as festas Natalinas transformaram-se em comercio puro e isso não cause mais espanto a ninguém, ah isso sim é de assustar!
O Natal, como muitos já sabem, teve sua data estabelecida junto a de uma festa pagã em Roma lá pelo ano 336 d.c. Pois bem, a Igreja entendeu que naquela época, ao invés de proibir a festa pagã que celebrava o "Deus Sol" resolver dar um novo significado a data, e instituiu como 25 de Dezembro sendo a data em que os cristãos comemoriam o nascimento de Cristo.
Percebo que a data de 25 de Dezembro está voltando as origens e tornando-se novamente uma festa pagã, onde a preocupação é com o Papai Noel, com os presentes, com os churrascos, com a cerveja, com o Chopp, etc, etc, etc. E o pior, estamos educando nossas crianças para isso desde já!!! Pergunto: Quantas daquelas mães ou daqueles pais que estavam na fila do Shopping para tirar uma foto com o "bom velhinho" já pararam durante esse mês de Dezembro de 2010 para explicar aos filhos porque essa data é tão importante?? A resposta pode assustar.
Bom, não quero ser o chato da história. É muito bom comemorar também, sem dúvida nenhuma! A confraternização é um pedaço importante da festa, mas não pode ser o principal! A foto com o "bom velhinho" também é uma recordação valiosa, mas o ensinamento de quem é o verdadeiro homenajeado da festa...isso não pode faltar aos nossos filhos...pois isso, eles vão carregar para a vida toda.

Feliz Natal a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário